O conceito do blog é destacar gente e variedades de A a Z, independente de cronologia.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Xerose

Por definição, xerose é uma secura demasiada de um tecido humano. Fonte: Dicionário escolar Alfredo Scottini.

Com quase 2 metros quadrados, a pele é o maior órgão do corpo humano. O dermatologista conhece cada centímetro. Fonte: http://www.consulteodermatologista.com/

A xerose cutânea nada mais é do que a pele seca, ou seja, com pouca água na camada exterior. Pode ser uma questão de estética ou de saúde. E tem a possibilidade de estar associada à outras doenças. A injestão de líquidos não determina o grau de hidratação da pele.

Geralmente, o tratamento é produto emoliente indicado por dermatologista, entretanto, é preciso avaliar se o grau é leve, moderado ou severo. Em alguns casos, é necessário ampliar a terapêutica com medicamentos específicos. Existem também casos oclusivos e há sistemas umectantes para hidratar a córnea, que pode ser em forma de cremes e loções. Fonte: http://www.drashirleydecampos.com.br/

Segundo o http://nutricao.saude.gov.br/, A deficiência de vitamina A, que só deve ser confirmada por profissionais de saúde, também pode afetar o revestimento ocular e provocar diversos tipos de problemas, incluindo a xerose.

Se essa desidratação cutânea manifestar-se com descamações, coceiras, fissuras, ocasionalmente pruridos, principalmente em idosos, convém procurar ajuda médica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O formulário de comentários do Blogger não funciona plenamente. Por isso, eu resolvi liberar o comentário anônimo. Mas peço a gentileza de vcs se identificarem, inclusive para aparecerem no Top Comentaristas. Obrigada e beijos.